Message
  • Processamento de Minerais
  • Carvão
  • Aço
  • Energia
  • Limpeza de Rios / Energia Hidrelétrica / Rejeitos
  • Aplicações de Níquel
  • Outros

Processamento de Minerais / Cobre, Alumínio e Minério de Ferro





Assista os Vídeos de Aplicações


Lixiviação

Devido à natureza de muitos processos que são usados no processamento de minerais e refino de minérios, existem algumas aplicações extremamente exigentes, as quais são ideais para a Bomba de Slurry Submersível Goodwin. Embora as peças de desgaste ("Wet End") da nossa bomba são altamente resistentes à abrasão e o corpo da mesma é de ferro fundido, às vezes não são adequadas às condições de alguns processos de lixiviação.

Entenda-se como "condições de processo" quando nos referimos a fluidos extremamente ácidos ou alcalinos, os quais seriam totalmente inapropriados para os nossos materiais construtivos padrão. A nossa gama de operação padrão contempla o pH de 4 a 10.


Por favour entre em contato para conversar ao respeito da nossa gama de bombas resistentes a químicos.

Digestores de Alta Temperatura

As bombas de slurry submersíveis Goodwin são usadas para bombeamento de slurry de minério processado normalmente a altas temperaturas de até 90°C e concentrações de até 2,8 Kg / litro oriundos de tanques digestores.



Plantas de Flotação de Espuma

Para que as células de espuma atinjam a máxima eficácia, há uma necessidade absoluta de alimentar as células com uma mistura homogénea de água / sólidos. A bomba submersível Goodwin é utilizada devido a que o seu indutor evita a decantação de sólidos e fornece produto consistente às células de espuma. Mediante o uso de uma linha de by-pass e válvulas "pinch", as vazões podem ser ajustadas aos requisitos das células de espuma. Está comprovado que as células de espuma operam de forma mais eficiente quando o fornecimento do produto é com a bomba submersível Goodwin ao invés de pequenas bombas horizontais estacionárias.


Efluente de Planta de Ciclones Centrífugos

O Efluente Centrífugo é um produto relativamente limpo para bombeamento, mas com a Bomba de Slurry Submersível Goodwin instalada, é possível combinar a limpeza de pisos de poços com o poço de efluentes centrífugo, neutralizando a necessidade de equipamentos de bombeio adicionais e tanques pulmão ou poços. Os 25-30 m³/h de efluente centrífugo podem ser separados como diluição extra para o poço de lavagem com bons resultados.

Este tipo de aplicação requer bombas com uma boa capacidade de bombear partículas, devido a que os silos centrífugos falham e produto de até 12 mm é depositado no poço, gerando altas concentrações de sólidos.


Filtros-Prensa para Rejeitos

O enchimento rápido de câmaras de filtros-prensa é uma aplicação ideal para a bomba submersível Goodwin. Vem demonstrando níveis de maior produtividade das prensas e economia em custos operacionais. O produto que alimenta as prensas corresponde aos rejeitos floculados do espessador. Sem necessidade de diluição adicional, este produto é bombeado do tanque pulmão do espessador diretamente ao filtro-prensa. Com a bomba submersível Goodwin pode ser gerada uma pressão de 3,8 bar no filtro-prensa. Quando as câmaras estão cheias, é acionada uma bomba de deslocamento positivo para gerar a pressão mais elevada de 8 bar a partir da qual o bolo de filtração é descarregado com humidade de 30%.

A duração do ciclo de prensagem é reduzido na medida que a prensa é rapidamente preenchida com produto de maior concentração. A bomba de deslocamento positivo somente funcionará uma fração do tempo que com enchimento mediante bombas convencionais, prorrogando desta forma a sua vida útil.

As bombas submersíveis Goodwin fornecem produto mais concentrado aos filtros, além de ser bombas muito mais confiáveis que as bombas horizontais neste tipo de aplicação, isso devido a que opera com maior estabilidade em uma secção maior da curva característica.


Poços de Filtrado com Filtro-Prensa

Quando os panos do filtro são danificados, slurry pesado é vertido no poço. Existe o requisito de instalação de uma bomba de slurry neste local e este poço pode ser integrado com poços para limpeza de pisos com o intuito de reduzir o número e tipo de poços na planta – da mesma forma que com efluente centrifugo.


Concentradores

Os processos de limpeza e concentração de minério são invariavelmente processos úmidos que geram grandes quantidades de resíduos separados do minério. As bombas de slurry submersíveis Goodwin bombeiam tanto os concentrados como os resíduos gerados, minimizando o consumo de água e maximizando a eficiência ao bombear slurries com até 65% de concentração por peso (2,8 kg / litro). Devido ao desenvolvimento da bomba de slurry submersível Goodwin para serviços pesados, pode ser usada para argila / sílica / cascalho e qualquer material abrasivo presente, devido às peças de desgaste altamente resistentes à abrasão - trabalhando com partículas de até 40 mm.

Há um sem número de características adicionais que elevam a confiança desta Bomba de Slurry Submersível nos ambientes mais exigentes, alguns dos quais são mostrados em outros exemplos de aplicações. Para vê-los todos, por favor, contate-nos so that we can send a full brochure and arrange to come and visit you.

Aplicações com Carvão





Assista os Vídeos de Aplicações


Beneficiamento de Carvão

O projeto original da bomba de slurry submersível Goodwin surgiu do relacionamento de trabalho muito próximo com a British Coal, quando a indústria de beneficiamento de carvão ainda estava em grande expansão no Reino Unido.


Eles definiram um sumário do projeto para a Goodwin, com a tarefa de eliminar os problemas que eles estavam tendo com as bombas submersíveis existentes, para permitir utilizar bombas da Goodwin em líquidos densos e processos de separação de minérios. Os cinco problemas principais que eles enfrentaram foram eliminados pela Goodwin, direcionando os seguintes pontos:


  • Desenvolver uma caixa de motor que eliminasse o potencial para o superaquecimento e a queima do motor elétrico.
  • Desenvolver um motor elétrico com capacidade para permitir a partida on-line direta quando estivesse submersa em slurry solidificado.
  • Projetar um indutor integral para romper e suspender novamente os sólidos depositados.
  • Desenvolver um sistema de selagem mecânica que não estivesse submetido à pressão do fluido bombeado.
  • Criar uma configuração do sistema de prensa-cabo que evitasse que o cabo se soltasse do prensa-cabo e que mantivesse a caixa de terminais distante da caixa do motor.

Direcionada por esses pontos, a Goodwin superou os problemas tradicionais que eram enfrentados com bombas de slurry submersíveis normais, para se tornar a bomba líder do mercado de aplicações industriais onde outras bombas falhavam.


Depois que a British Coal viu as vantagens da bomba de slurry submersível Goodwin, eles encontraram muitos outros usos para ela, substituindo equipamentos como dragas, máquinas para movimentação de terra, sistemas de esteiras, tanques de mistura de líquidos densos, nos quais antes de usar a bomba de slurry submersível Goodwin eles nunca teriam considerado usar uma bomba submersível, devido aos problemas de pouca confiabilidade através da indústria.


Há um sem número de características adicionais que elevam a confiança desta Bomba de Slurry Submersível nos ambientes mais exigentes, alguns dos quais são mostrados em outros exemplos de aplicação. Para vê-los todos, por favor, contate-nos para que possamos enviar-lhe um catálogo completo e agendar uma visita.


Aplicações de Aço




Assista os Vídeos de Aplicações


As Bombas de Slurry Submersíveis Goodwin têm sucesso comprovado mundialmente nos mais rigorosos ambientes, como bombeamento de escória a altas temperaturas.


Características que fazem nossa bomba de slurry submersível particularmente adequada para operar na indústria de aço:


  • Ter nosso próprio projeto de motor imerso em óleo, que se comprovou na indústria durante mais de 30 anos. O motor é construído para resistir ao bombeamento contínuo uma vez que toda a construção é em cobre e bronze (nenhum alumínio), com uma temperatura de slurry de 90°C, movimentando até 65% de sólidos em peso, com partículas de até 40 mm de diâmetro.
  • Onde outras bombas submersíveis queimarão se forem acidentalmente esquecidas funcionando a seco, a bomba de slurry submersível Goodwin pode funcionar indefinidamente, mesmo sem bombear nenhum fluído, sem queimar e sem disparos.
  • O indutor patenteado da bomba de slurry submersível Goodwin cria uma onda de choque hidráulica que põe partículas muito densas em suspensão para serem bombeadas com facilidade.
  • As peças de desgaste da bomba são de materiais altamente resistentes à abrasão, apropriados para trabalhar nos ambientes mais rigorosos com o mínimo de desgaste.
  • O projeto de dupla voluta faz com que a carga no eixo da bomba seja equilibrada, maximizando a vida útil do rolamento e do selo mecânico ao minimizar qualquer vibração, seja bombeando a seco / água / ou slurry pesado.
  • O selo mecânico não está sujeito à pressão do fluido bombeado (somente a profundidade de submersão da bomba - até 28m) reduzindo a possibilidade de qualquer falha.
  • A combinação do 'rotor de palhetas abertas' e o 'prato de desgaste' proporcionam um desempenho inigualável para lidar com slurries pesados, atingindo até 60m de coluna de água e uma distância de bombeamento máxima de 1000m.
  • Atinge facilmente o intervalo de operação requerido para fins de planejamento de manutenção para paradas programadas.
  • Como as 'peças de desgaste' estão submersas no produto, a bomba de slurry submersível Goodwin não requer preparo.

Fundição Continua e Laminação à Quente

As nossas bombas podem ser instaladas em poços de coleta de escória, embaixo das seções de corte, tanto para operações de descarepação como de resfriamento.


Planta Básica de Oxigênio ("B.O.S")

As bombas de slurry submersíveis Goodwin são regularmente instaladas em Plantas Básicas de Oxigênio ("B.O.S"), operando em poços abaixo dos precipitadores, bombeando lama de calcário em alta temperatura para o sistema para reprocesso.


Granulação de Carepa

As bombas de slurry submersíveis Goodwin bombeiam carepas granuladas em alta temperatura quando é usada água como fluído granulante. Nossas bombas podem operar com partículas de até 40mm (200 ANZE), operando todas as partículas desde tamanhos milimétricos até os tamanhos máximos.


Sumário

A bomba de Slurry Submersível Goodwin elimina os problemas associados com bombas centrífugas horizontais e verticais padrão, devido ao seu tamanho compacto, não requerendo fundações, podendo substituir bens de capital mais caros como esteiras, dragas e escavadeiras, economizando o seu orçamento em custos de operação e manutenção.


Há um sem número de características adicionais que elevam a confiança desta Bomba de Slurry Submersível nos ambientes mais exigentes, alguns dos quais são mostrados em outros exemplos de aplicação. Para vê-los todos, por favor, contate-nos para que possamos enviar-lhe um catálogo completo e agendar uma visita.



Aplicações de Energia




Assista os Vídeos de Aplicações


Esteiras e Estações de Transferência

Em Usinas de Energia, as bombas Goodwin são usadas em áreas de remoção de sólidos e limpeza geral. O uso destas bombas tem permitido às Usinas de Energia gerar eletricidade continuamente, mantendo em níveis baixos os sólidos que acumulam devido ao transbordamento nos pontos de transferência de esteira e ao redor dos rolos destas esteiras.

A eficiência e rápida remoção destes sólidos eliminam as chances de fogo devido aos sólidos acumulados ao redor do acionador e rolos tensionadores.


Pilhas de Estoque de Matéria Prima e Drenos dos Alimentadores de Silos de Recebimento

Devido ao uso de mangueiras de lavagem nas áreas próximas ao alimentador do silo de recebimento e das pilhas de estoque de matéria prima, todo o derramamento de carvão de 30mm pode ser bombeado para a superfície onde este possa ser movimentado pelos equipamentos móveis da usina de carvão.

A instalação destas bombas tem gerado melhorias dramáticas nas condições de trabalho dos operadores e na disponibilidade das esteiras. Pela provisão de uma bomba confiável, a usina será mantida limpa com o mínimo de esforço. É fato que se obtém maior rendimento da equipe de trabalho ao executar tarefas de limpeza com mangueiras do que através do uso de pás e carrinhos de mão para remover derramamentos e resíduos.


Caldeiras e Unidades de Cinzas

Nas plantas de aquecimento, as bombas Goodwin vêm substituindo bombas verticais, ejetores de água em alta pressão e sistemas pneumáticos de ejetores em poços de trituradores de cinzas. As bombas Goodwin são instaladas ao lado dos trituradores onde sempre existem água e cinzas oriundas do circuito de resfriamento existente. O agitador das bomba Goodwin é muito efetivo para garantir que os sólidos sejam removidos. Isto possibilita um rápido acesso aos trituradores de cinzas quanto a manutenção torna-se necessária. Outrora, bastante tempo de produção era perdido quando os trituradores bloqueavam ou falhavam quando os poços tinham de ser esvaziados antes da realização da manutenção.


Drenos do Precipitador e Poços de Pó

A bomba Goodwin é igualmente efetiva no bombeamento de pós muito finos, por exemplo, em tanques de dreno de precipitadores. Os precipitadores descarregam elevadas concentrações de partículas de pó, não sendo incomum sólidos de até 60%. A drenagem do pavilhão da turbina também é derivada para estes tanques para auxiliar na diluição. O produto nesses tanques é bombeado somente a uma distância curta dos principais reservatórios de cinzas.

As bombas submersíveis para água limpa e serviços leves não têm um bom desempenho nestes tanques. A reclamação da engenharia de combustíveis e cinzas era que, quando a água tinha sido retirada, este produto endurecia como concreto. Marteletes pneumáticos eram usados 2 ou 3 vezes por ano para a remoção dos sólidos. Tipicamente, nos poços onde foram instaladas Bombas Submersíveis Goodwin a mais de 4 anos atrás, não tem sido necessária a remoção manual de quaisquer sólidos. A influência do agitador garante uma máxima remoção dos sólidos.


Sumário

Com todas as aplicações ora descritas, a razão do sucesso desta bomba é devido à melhora dos tempos de operação da sua planta, reduzindo os seus custos de manutenção e gerando maior lucratividade.



Esta lagoa de emergência para resíduos de cinzas estava cheia. Após 10 dias bombeando com duas bombas Goodwin 100 ANZE a diferença é claramente visível. A lagoa atualmente está funcionando com a profundidade original, pela primeira vez desde a inauguração da usina.


Limpeza de Rios / Hidrelétricas





Assista os Vídeos de Aplicações


As bombas de slurry submersíveis Goodwin podem oferecer muitas vezes a solução perfeita para auxiliar na remoção de sedimentos acumulados em captações de água de rio e usinas hidrelétricas.


Devido a sua natureza, os rios têm fluxos variáveis dependendo do montante de chuvas em suas cabeceiras. Após uma chuva intensa, o fluxo do rio irá aumentar e represar muito mais sedimentos, após o seu pico de vazão após a chuva a vazão irá decrescer, a velocidade da água ira diminuindo e os sedimentos suspensos irão se depositar.


Em usinas hidrelétricas e captações de água de rio, o efeito da deposição de sedimentos é amplificado pois, normalmente, o rio foi represado para criar a coluna de água necessária para gerar energia / ter fornecimento de água. Assim que a água entra no reservatório atrás da represa, a sua velocidade diminui e os sedimentos são depositados.


Normalmente o processo de remoção de sedimentos requer de muito tempo e é dispendioso – talvez envolvendo dragagem. Durante a dragagem, todas as atividades próximas ao local de remoção de sedimentos são paradas – talvez uma hidro-turbina ou uma estação de captação de água.


Ao usar uma bomba de slurry submersível Goodwin na maioria das vezes não será necessário parar o processo de geração de energia ou captação de água do rio, porque todo o sedimento (que é transformado em slurry pelo choque da onda hidráulica do agitador da bomba) é bombeado adiante (normalmente a jusante do reservatório).


Fazendo isto, nossos clientes tem prolongado a vida útil das suas turbinas, devido a que menores níveis de sedimentos levam a uma menor entrada dos mesmos provocando desgaste da turbina. Em complemento a isto, podem manter a turbina em constante funcionamento, sem necessidade de parada durante os processos de remoção de sedimentos.

A bomba de slurry submersível Goodwin pode bombear até 800 m³/h, até 65% de sólidos em peso, até 60m de coluna de água e até 1000m de distância.

Com todas as aplicações ora descritas, a razão do sucesso desta bomba é devido à melhora dos tempos de operação da sua planta, reduzindo os seus custos de manutenção e gerando maior lucratividade.

Há um sem número de características adicionais que elevam a confiança desta Bomba de Slurry Submersível nos ambientes mais exigentes, alguns dos quais são mostrados em outros exemplos de aplicações. Para vê-los todos, por favor, entre em contato para que possamos enviar-lhe um catálogo completo e agendar uma visita.

Mineração de níquel




Assista os Vídeos de Aplicações


Um método de mineração cada vez mais frequente é a "hidro-mineração", no qual é usado hidrojateamento a alta pressão, ao invés de escavadeiras


Devido ao elevado SG do slurry produzido e à presença de partículas maiores neste tipo de mineração, a Bomba de Slurry Submersível Goodwin é perfeita para este tipo de aplicação.


É usada para bombear o slurry produzido, diretamente da planta de lavagem sem necessidade de escavadeiras caras e caminhões basculantes.


Na aplicação apresentada aqui é usada a Bomba de Slurry Submersível ANZE® de 200mm. Ao usar a bomba Goodwin, ao invés de uma bomba de origem nacional, a produção aumentou mais de 275%, atualmente esta mina produz mais de 11 toneladas de níquel por dia, a US$11.000 por tonelada.


Outras Aplicações




Ao ler a lista das outras aplicações você provavelmente pensará que a nossa bomba não é adequada para a sua indústria... você estará errado!

As aplicações estão classificadas desta forma no nosso site devido a que estes setores aglutinam as maiores vendas e não porque não vendamos para outras aplicações. Por causa da construção robusta da bomba de Slurry Submersível Goodwin, ela consegue bombear quase qualquer slurry, por mais denso que seja.


Assista os Vídeos de Aplicações




Em uma escala de 1 a 10 (1 sendo água e 10 correspondendo aos slurries mais difíceis), a bomba de slurry submersível Goodwin funciona sem problemas no nível 10. O nosso concorrente mais próximo poderia operar com um grau de dificuldade por volta de 5. O problema que enfrentamos inicialmente é que as pessoas não acreditam o que a nossa bomba pode realizar, até que a veem funcionando. Após eles tem a experimentado, mudam a sua mentalidade ao respeito do que é possível fazer com a bomba de slurry submersível Goodwin. Seguem algumas das aplicações (mas as possibilidades são intermináveis...)


  • Troca de sistemas de esteiras
  • Troca de dragas
  • Troca de escavadeiras
  • Mistura de fluidos densos
  • Fabricação de tijolos especiais
  • Bombeamento de pigmento de tinta
  • Fábricas de fertilizantes
  • Usinas de celulose
  • Mistura de catalizador
  • Qualquer processo úmido contendo cascalho abrasivo
  • Etc...

Se tiver dúvidas se a nossa bomba funcionará na sua aplicação, por favor entre em contato para podermos avaliar os detalhes do seu processo e a sua compatibilidade com a nossa bomba, para o qual lhe enviaremos um catálogo completo e agendaremos uma visita para conhecer o seu processo para determinar como podemos ajudá-lo.