Message

Melhores Práticas Operacionais




Para garantir que obtenha o melhor desempenho da sua Bomba de Slurry Submersível Goodwin, recomendamos que siga os procedimentos de melhor prática estabelecidos nesta página.


Exemplo da Melhor Forma de Instalação

Exemplos de Má Instalação

Içamento Correto

Ao movimentar ou suspender a bomba, use sempre equipamento de içamento certificado. Nunca ice ou suspenda a bomba usando o cabo de alimentação.

Posicionamento Vertical

Para obter o melhor funcionamento da bomba e do indutor, garanta que a bomba seja suspensa em uma posição vertical.

Posicionamento da Bomba

Ao bombear slurries pesados, sempre suspenda a bomba com equipamentos de içamento certificados, no mínimo a 200mm acima do fundo do reservatório. Não deixe que a bomba se assente no fundo do reservatório.

Proteção do Cabo

Certifique-se de que o cabo não possa ser danificado pelo eixo giratório, não liberando cabo em excesso para o slurry.

No bombeamento de slurry pesado, a bomba sempre deve ser suspensa por equipamento de içamento certificado, a pelo menos 200mm da base do sumidouro. Use sempre mangueira flexível resistente à abrasão para serviços pesados e nunca ligue a bomba diretamente em um tubo rígido.

Pequenos Reservatórios

Os reservatórios pequenos irão gerar desgaste excessivo e entupimento das tubulações. Isso porque a bomba esvaziará rapidamente o pequeno reservatório, gerando o 'ronco' da bomba (bombeando a seco). Logo depois que começa a roncar, a vazão no tubo para. Sem velocidade no tubo, todas as partículas pesadas de slurry se assentam e caem para dentro do tubo, até o rotor da bomba. Se a bomba não for desligada ao começar o ronco, isso levará a um desgaste muito rápido das peças de desgaste, pois a bomba moerá as partículas em vez de bombeá-las.

  • Uma boa proporção de água para slurry
  • Controle de nível do poço - se poço esvazia, a bomba deveria desligar pela ação do painel de controle automático. A bomba ligará através do acionamento do interruptor de boia de nivel ou temporizador quando o nível aumente.
  • A bomba não deve ser ligada mais do que 20 vezes por hora.
  • A bomba deve ser suspensa por correntes, no mínimo 200mm acima do fundo do reservatório, para garantir o bombeamento da máxima concentração de sólidos.
  • Tamanho correto de reservatório - Os tamanhos mínimos de reservatório devem ser respeitados com o intuito de prorrogar a vida útil dos componentes da bomba e para evitar entupimentos de tubulações. Os tamanhos do reservatório são calculados considerando: o dimensionamento da bomba, entrada e saída de fluido, capacidade de trabalho do reservatório e um máximo de 20 Partidas/Paradas permitidas por hora.

Exemplo de como dimensionar um reservatório

*Caso precise de assistência no dimensionamento do seu reservatório, por favor entre em contato com o seu representante local




Fonte de Alimentação e Manutenção


Certifique-se sempre de que a bomba esteja conectada corretamente e protegida usando o sistema de controle totalmente automático Goodwin, que tem Proteção contra Falhas de Fuga à Terra.


A bomba deve ser inspecionada de acordo com as recomendações do manual de operação e manutenção.